RESUMOS_2014



ANNABELA RITA: "Autobiografias...ou talvez não."



ANA ANDREIA BUGALHO MAIA: "Pascoaes e Camilo: os dois sujeitos em O Penitente."

Em 1942, Teixeira de Pascoaes dá à estampa a biografia sobre a qual nos deteremos nesta comunicação, O Penitente. Biografia sobre um dos seus “fantasmas” de sempre, Camilo Castelo Branco, é escrita com uma eloquência comovente e apaixonante, através da qual nos apercebemos da extrema afinidade entre os dois sujeitos. O objetivo desta comunicação é, por conseguinte, determo-nos em O Penitente, considerando que este ocupa uma posição singular na obra de Pascoaes biógrafo. No entanto, o que mais interesse nos suscita é a forma como Pascoaes vê Camilo: ser excecional, inconfundível, pecador e penitentemente santo; um Camilo, ao mesmo tempo, parecido com Paulo e com Napoleão. Pascoaes não só exibe que não é apenas no escritor, mas no homem em geral, que a atitude metafísica se apresenta como único dado verdadeiramente interessante, como também explora o imenso combate com Deus e a inquietação que estão subjacentes à biografia do romancista de Amor de Perdição. Em suma, é o seu modo particular de ser religioso que inspira o narrador a tratá-lo de forma singular e distinta de todos os outros seus biografados.



ANA ISABEL VASCONCELOS: "Mercedes Blasco e as memórias biográficas de uma época."

No decurso de investigações feitas sobre a história da actividade teatral em Portugal (séculos XIX e XX), verificou-se a existência de uma série de obras de índole memorialista, cuja autoria pertence a indivíduos profissionalmente ligados à vida espectacular. Prolongando uma prática oitocentista, autores, actores e “ensaiadores” irrompem pelo século XX, escrevendo e publicando as suas memórias. Se bem que de importância desigual e com características diversas, estas obras, pouco conhecidas e nada estudadas, constituem hoje documentos de valor inestimável, sobretudo no âmbito da história da cultura.
Apesar de alguns investigadores terem considerado a prática memorialista como reveladora de uma atitude de contemplação passiva, inibidora e atávica, a verdade é que esse género de textos é hoje encarado na sua dimensão testemunhal, constituindo-se como narrativas biográficas que necessariamente expõem, entre outros aspectos, referenciais culturais, indiciadores, por sua vez, de mentalidades.
A história do teatro português, tal como a história da nossa cultura, é escassa em nomes no feminino, sendo normalmente ignorado o papel que as mulheres desempenharam em diversas áreas, mesmo no domínio público. No que respeita ao início do séc. XX, o conhecimento que vamos tendo da sua importância chega-nos, em parte, pela informação encerrada em memórias, algumas escritas pelo punho das protagonistas, e que, não tendo exactamente o formato da biografia, partilham alguns dos processos e perseguem os mesmos objectivos.
Neste nosso estudo, começaremos por resgatar a figura de Mercedes Blasco, (1870-1961), pseudónimo de Conceição Vitória Marques, actriz, intelectual, escritora e tradutora, através da análise de três das suas obras de teor auto-biográfico: Memórias de uma actriz (1907); Memórias de uma actriz: apreciações e críticas (1908) e Vagabunda – 1908/19 (1920). Numa entrevista que deu imediatamente antes da publicação do primeiro destes três livros, Blasco afirmou: “Intitulei-o “Memórias de uma actriz” e nele narro não só a minha vida artística, como a minha vida galante; nele perpassam algumas das figuras mais em proeminência, hoje, na política, nas letras e na arte. Não escondo que é um livro para fazer escândalo – um livro para emocionar, para ser folheado por todos os que queiram conhecer, não só os segredos de bastidores, nos seus múltiplos e variados episódios, mas o estudo de uma época, do ambiente social que me tem cercado.” Quanto à abrangência, esclareceu: “Começa nos primeiros pensamentos que me guiaram a uma vocação irresistível para o teatro. […] Depois, acompanha a vida literária e artística dos últimos anos, faço citações curiosas e verdadeiras relativamente à época, refiro-me a Guerra Junqueiro, a João de Deus, a Gomes Leal, a Marcelino Mesquita, finalmente a todos os grandes escritores do meu tempo que tão bem tenho conhecido e compreendido nas suas obras. A parte histórica é interrompida com considerações filosóficas minhas.”
Num breve estudo biográfico que foi feito desta figura, referiu-se-lhe o autor como “um dos mais luminosos astros do meio intelectual português, no qual usufruiu das melhores relações e amizades”, tendo privado, entre outros, com Guerra Junqueiro, Gomes Leal, Brito Camacho, Angelina Vidal, Carlos Malheiro Dias, Albino Forjaz Sampaio e Henrique Lopes de Mendonça. Na qualidade de actriz, contracenou com as estrelas dos palcos de então, como Palmira Bastos, Augusto Rosa, Eduardo Brasão, Virgínia, Ângela Pinto e Adelina Abranches, sendo inúmeras as referências substantivas às figuras que compõem a história da nossa cultura na primeira metade do séc. XX.
Assim, tratando-se reconhecidamente de uma protagonista de créditos firmados no meio intelectual português na primeira metade do séc. XX, com uma considerável bibliografia, enquanto autora e na qualidade de tradutora, propomo-nos revisitar as suas obras de carácter biográfico, perscrutando nelas os reflexos do pensamento de uma época.


ANA LUÍSA FERNANDES PAZ: "O génio em Teixeira de Pascoaes: como uma autobiografia do escritor."

Teixeira de Pascoaes foi um dos muitos escritores e artistas da época a perfilhar uma ideia de génio criativo inscrita no romantismo ético e estético. Embora tivesse sido uma noção altamente mobilizadora, pouco explicitada foi pelos seus contemporâneos, encontrando-se apenas subentendida nas imagens da inspiração, da Musa, da alma, ou da própria Arte. Além de ideal, a noção de génio pode todavia ser tomada e analisada enquanto força linguística de consenso e com significação profunda na ação social, nomeadamente na constituição do self de um escritor. Nesta perspetiva sugiro que, no limite, o auto-entendimento de um escritor como criativo possa ser reconstituído pela indexação das imagens que firmaram a sua noção de génio. O objetivo desta comunicação será assim o de recolher e analisar as referências ao génio artístico na obra de Teixeira de Pascoaes, firmando como que uma antologia autobiográfica do labor autoral.
O tema será entendido sob o prisma dos Estudos Culturais, nomeadamente da escrita enquanto ato de distinção e mesmo de rarefação, problemática engendrada pelo estruturalismo e subsequentes derivações, tão diferentes quanto as assinadas pelo filósofo Michel Foucault, o sociólogo Pierre Bourdieu ou o linguista Roland Barthes. Na sequência destes autores, tenho-me interessado por diversas práticas culturais, entre as quais a escrita literária, avançando com a hipótese de o ideal de um escritor ser clivado e maximizado a partir da noção de génio. Por esta via, pretendo auscultar a obra de Pascoaes como um manancial de imagens fortes do génio criativo, onde importa perceber como se realizou o transporte entre o desejo de escrita e a sua efetivação.
O tema leva-me a reconsiderar o ideário romântico, para onde remete a noção de génio como sendo mobilizadora de uma escrita de cunho pessoal. Afinal, o extremado idealismo de Pascoaes coloca-me um problema de história do presente. De acordo com vários estudos da linhagem pós-estruturalista, as imagens idealizadas do génio artístico podem tornar-se impeditivas do gesto criativo e sugere-se mesmo que o apelo ao génio – incitado sobretudo pela linguagem escolar – tem sido um fator de insucesso académico, paradoxalmente nos graus mais avançados. Porém, observa-se que no caso de Pascoaes, como em vários românticos, a ideia de génio não obstou afinal ao ato criativo, mas antes o impulsionou permanentemente. O génio parece ter tido um efeito de incentivo para Pascoais e nesta imagem se pode talvez vislumbrar o fluxo constante entre a luz da sua pena criativa e o vasto ermo sombrio onde a sua a obra repousa, consumada.
Metodologicamente, o trabalho passará pela análise de conteúdo da obra de Pascoais visando a reconstituição da gramática e da semântica do génio criativo, com maior incidência nas obras biográficas, em que o autor foi obrigado a expor emanações do self para fazer operar os mecanismos de relação entre biógrafo-biografado. Desse manancial se envidará uma análise das estratégias de produção do self enquanto escritor.
Não se trata apenas de proceder à coleção, senão à configuração do problema do ato de escrita em Pascoaes. Procura-se identificar o seu ideal e observar o que nesse recorte possa ter sido impeditivo e catalisador. O quadro analítico deve remeter, nesta apresentação, para um enfoque muito específico da história da subjetividade, onde se atenderá tanto a Pascoaes como ao seu leitor (imaginário). Frases como “A dor floresce um ramo e faz brotar um verso” ou “É possível que entre o Crime e a Inspiração haja um certo parentesco” transmitem perfeitamente o ideal da ambiência, emoção e razão constantes no ideário de Pascoais.
Com esta apresentação, pretendo assim fazer reverter uma série de instrumentos de análise acerca da constituição de uma imagem de si para si do escritor durante o ato de escrita, que sob o signo do génio se revelou altamente profícua na consecução de uma obra unificada em Pascoaes. Uma tirada de O Homem Universal parece apontar nesse sentido ao separar o poeta (aquele que vence o tempo e o espaço) do sábio (aquele que deseja aniquilar a sua vontade criadora, em benefício do senso crítico). Criação estaria assim do lado da poesia, onde Pascoaes firmou a sua força maior, fazendo equivaler o génio ao genius latino, uma força oculta, doméstica, de onde se gera algo de imprevisível.
O tema proposto transforma-se assim na reconstrução de uma hipotética autobiografia de Pascoaes, a ser analisada, em última instância, com um objetivo instrumental, de trazer à ordem do dia noções e formas através das quais o escritor se concebia a si mesmo como um criador. Caberá ao leitor refletir e reaproveitar essas práticas.



ANTÓNIO BRAZ TEIXEIRA



ANTÓNIO CÂNDIDO FRANCO: "Albert Vigoleis Thelen e as biografias de Pascoaes."

A publicação de São Paulo de Teixeira de Pascoaes em 1934 e a recepção entusiasta de Miguel de Unamuno. Os dois textos de Unamuno sobre o livro: “San Pablo y abre España!” (25-5-1935) e “Cartas al amigo. A Teixeira de Pascoaes, portugués ibérico” (5-6-1935). A tradução castelhana do livro por Ramón Martínez López em 1935. A sua publicação em Barcelona (Editorial Apolo, 1935), com o primeiro texto de Unanumo a servir de prólogo. A forma como Albert Vigoleis descobriu e leu o livro na ilha de Maiorca. A descrição que faz do passo no seu romance posterior, Die insel des zweiten gesichts (1953). A correspondência epistolar que então encetou com Teixeira de Pascoaes. As primeiras tentativas de tradução do texto. O levantamento militar fascista em Espanha de Julho de 1936 e a partida de Thelen para a Europa central. Hendrick Marsman, poeta modernista neerlandês, associa-se ao plano das traduções de Thelen. Saída da tradução neerlandesa de São Paulo (1937) e da tradução alemã (1938). A recepção do livro na Holanda e na Alemanha: crítica e vendas. As reedições. A edição holandesa (1939) e a alemã (1941) de São Jerónimo e a Trovoada. Tentativa de compreender a recepção europeia das biografias de Pascoaes. O caso português e o caso europeu. Albert Vigoleis Thelen e Teixeira de Pascoaes.


ANTÓNIO CARLOS CARVALHO: "O Remorso e a Ressurreição do Homem."

Teixeira de Pascoaes publicou São Paulo em 1934 – ou seja, exactamente duas décadas depois do início da Grande Guerra, o conflito europeu e mundial que enterrou nas trincheiras e nas crateras das bombas uma certa ideia do Homem. É verdade que Pascoaes foi um forte defensor da ideia da entrada de Portugal na guerra, nas páginas de «A Águia» em 1914, 1915 e 1916, mas fê-lo em defesa da «alma latina» ameaçada pela «alma germânica», afirmando que a origem da guerra estava na «loucura do Kaiser, interesses comerciais, industriais, rivalidades económicas» e que, se Portugal fosse para a guerra, mostraria ao mundo que «estamos prontos a morrer pela pátria, que somos Alguém que vive porque quer viver, e Portugal criará então novas raízes na História». Pascoaes acreditava nesses ideais e não foi o único com esse estado de espírito nem a acolher a guerra como uma espécie de redenção dos povos civilizados face a um inimigo desumano. Mas nem ele nem os muitos entusiastas (e foram quase todos...) podiam prever que essa guerra atingiria proporções nunca vistas: a destruição do Homem, feito número, massa, carne para canhão, perante o triunfo da técnica e do material. E Pascoaes, português e europeu, também não poderia prever que uma certa Europa (para muitos, a verdadeira) iria morrer na «terra de ninguém» dos muitos campos de batalha onde depois iriam florescer as papoilas em profusão, vermelhas como o sangue que empapara a terra... E muito menos que dessa Primeira Guerra Mundial iriam nascer os germes da Segundo, aumentando ainda mais o nível apocalíptico da destruição de homens, ideias e ideais. Mas vinte anos mais tarde Pascoaes percebeu o que esteve então e estava agora em causa. E não é por acaso que escreve no final de «São Paulo»: «O mundo foi da Poesia, nos primeiros séculos da nossa era. Repetir-se-á o milagre? Voltará o deus dos poetas contra os sábios, que só acreditam na matéria, e com ela fabricam explosivos, gases asfixiantes, máquinas pavorosas? Nesta orgia industrial moderna, paródia,em ferro e vapor, da orgia pagã, o homem está morto ou isolado do seu espírito. Existe, mas não vive.» Com «São Paulo» e outras biografias romanceadas ou filosóficas – mas também com «O Homem Universal», em 1937, já em plena Guerra Civil de Espanha, ensaio geral para a Segunda Guerra Mundial -- Pascoaes faz um apelo desesperado ao remorso e à ressurreição do Homem. «Mas confiemos no espírito humano».


ANTÓNIO MANUEL DE ANDRADE MONIZ: "O herói guerreiro e místico n'A Vida de Nun'Álvares, de Oliveira Martins"
A partir dos traços característicos do subgénero biográfico (exemplaridade ou, pelo menos, tipicidade da vida narrada; contexto familiar e histórico, social e político; retrato físico, psicológico e moral do protagonista; o seu percurso biográfico; relevância da sua intervenção humana), propomo-nos perspetivar o livro em causa na obra de Oliveira Martins e no contexto literário e histórico-político da Geração de 70, detetando as principais fontes historiográficas que estão na base da sua narração, como a Crónica do Condestabre, a Crónica de D. Fernando e a Crónica de D. João I (I e II partes), de Fernão Lopes. Exemplo cimeiro de heroicidade épica e mística, Nun’Álvares é exaltado pelo biógrafo oitocentista como espécime rara de uma antologia (Flos Sanctorum) ou florilégio medieval, resposta providencial à crise política e social da História de Portugal, pedra angular da viragem para a Modernidade. Palavras-chave: biografia, herói, cavalaria, guerreiro, místico.


ANTÓNIO MATEUS VILHENA: "Algumas páginas de memórias de Teixeira de Pascoaes e Raul Brandão: breve análise comparativa."

Após uma rápida definição do corpus literário de Pascoaes e Brandão que será objecto de análise, esta incidirá em aspectos salientes da vivência de ambos os escritores, sobretudo durante a infância e a adolescência, e concederá especial atenção a figuras, factos e ambientes que, de forma mais decisiva, marcaram esses períodos, ecoando, igualmente, no restante percurso das suas vidas. A metodologia adoptada consistirá em estabelecer um paralelo, o mais documentado e claro possível, entre as páginas selecionadas no conjunto da obra memorialística dos dois autores, tendo em vista sublinhar algumas afinidades e contrastes relevantes.

 
ANTÓNIO PEDRO VASCONCELOS: "Sinopse de A Biografia de São Paulo"

Estamos perante um livro genial, a biografia de São Paulo, de Teixeira de Pascoaes. E, no entanto, poucas vezes - a não ser talvez o São Francisco de Rosselini e o Cristo de Pasolini - alguém pintou tão de perto e tão ao vivo uma figura santa, mumificada por séculos de beata adoração. E porquê São Paulo? Talvez porque ele, o iluminado da estrada de Damasco, demoliu revolucionariamente, com a simples força da sua mensagem religiosa, um tipo de sociedade fundada sobre a violência de classe, o imperialismo e, sobretudo, a escravatura. O próprio Teixeira de Pascoaes sintetizou bem esta universalidade, em frases emblemáticas: "O apocalipse é de Israel, como a tragédia é grega e a elegia é lusitana". "De um lado, a filosofia racionalista, de origem grega, que leva ao cepticismo e à inacção; do outro lado, a poesia iluminada, que apaixona, de hebraica origem, sobrenatural.


ARTUR ANSELMO DE OLIVEIRA SOARES: "José Caldas, biógrafo de Frei Bartolomeu dos Mártires, de Camilo e dos Humildes."


ARTUR MANSO: "O fundamento cristão do Homem Universal em duas biografias de Teixeira de Pascoaes: S. Paulo (1934) e Sto. Agostinho."



CONSTANÇA MARCONDES CÉSAR: "Biografias e modelos paradigmáticos do ethos."


DANIEL DE SOUSA PIRES: "Peculiaridades do discurso bocagiano de Teixeira de Pascoaes."

Visa a minha comunicação equacionar a contribuição peculiar de Teixeira de Pascoaes para a aferição da vida e da obra de Bocage, sendo igualmente trazidos à colação outros biógrafos do poeta.


FERNANDO PINTO AMARAL


GABRIEL GOMES



HENRIQUE MANUEL PEREIRA: "Relações dinâmicas entre biografia e epistolografia: o caso de Guerra Junqueiro"

Tem Guerra Junqueiro uma biografia? Dir-se-ia que sim, que até tem duas, uma de década de 1954/5 e outra de 1981. Qual a qualidade de cada uma? Serão elas, individualmente ou em conjunto, adequadas à leitura e compreensão do poeta? A correspondência de um autor ilumina-lhe a atividade do pensamento e ação,  os seus percursos biográficos e geográficos. Tem Junqueiro a sua correspondência reunida e tratada sob a forma de epistolário? Volvidos mais de 90 anos sobre a morte do poeta, tal tarefa continua adiada. O escasso número de cartas publicadas manifesta problemas de leitura e – porque o poeta raramente as datava de forma completa,  grave problemas de datarão. No caso de Junqueiro, que relações dinâmicas e complexas configuram o binómio biografia-epistolografia? É o que procuraremos circunscrever e analisar nesta comunicação.


ISABEL MÓRAN CABANAS: "Biografias de mulheres na obra de Carolina Michaëlis de Vasconcelos."
 
Formada e apoiada no rigor da escola positivista de Gustav Gröber. Carolina Michaëlis de Vasconcelos (Berlim, 1851-Porto, 1925) dedicou-se desde muito jovem à investigação dos fenómenos linguísticos e literários portugueses, procurando sempre integrá-los no espaço neolatino e, para além dele, no complexo cultural do Ocidente. Quer nos seus trabalhos de maior extensão quer noutros mais breves, transparece uma vastíssima erudição, tal como sublinha José Leite de Vasconcelos no preâmbulo à lista de escritos de D. Carolina entre os anos de 1867 e 1911: “Chega a gente a pasmar de como há cérebro que armazene tamanha quantidade de saber, e mesmo de como há maneira de o assim adquirir e divulgar”. Revelou-se sempre como uma excelente representante da prática do método histórico-comparativo e uma insigne conhecedora de contactos e sobrevivências de figuras insignes da cultura portuguesa e de textos que cruzaram os reinos por múltiplos motivos históricos, em diferentes línguas e em diversos registos. Na verdade, ela mostra-nos tanto a face nacional como panhispánica dos temas que aborda, descobrindo e fornecendo-nos dados interessantes e novos que outros virão a confirmar, perfilhar ou aprofundar em tempos ulteriores. Casada com Joaquim de Vasconcelos e com residência no Porto, possui o mérito de ter sido a primeira mulher a ser nomeada professora universitária, em 1911 e na Faculdade de Letras de Lisboa, embora nunca chegasse a dar aulas aqui. Devido à sua vontade de continuar a morar na cidade do Douro, obteve a sua transferência para a Universidade de Coimbra, onde se encarregou com extraordinário empenho do exercício docente. Entre o vastíssimo leque de investigações que levou a cabo de forma pioneira, sobressaem os seus estudos sobre mulheres célebres na história e no relacionamento ibérico, uma linha que encetou com biografias sobre figuras renascentistas: a da infanta D. Maria e as suas damas (Luísa Sigea e Joana Vaz, as "senhoras latinas"; Joana Vaz e Paula Vicente, mais dedicadas à música; e Públia Hortênsia de Castro (ou a "Hortênsia Lusitana"). A Mestra luso-germana resgatou do esquecimento retratos destas damas feitos por eruditos em épocas anteriores, os quais analisa pormenorizadamente, pondo em destaque questões como o mecenato cultural e espiritual no entorno palaciano da princesa D. Maria; as virtudes poéticas, linguísticas e diplomáticas de Luísa Sígea; os saberes filosóficos e as dotes oradoras de Públia Hortênsia de Castro na defesa de teses face aos homens mais doutos; etc. E, ainda, outras mulheres famosas na história de Portugal e dos contactos ibéricos, como Inês de Castro ou a insigne rainha D. Isabel de Portugal (esposa de Afonso V), também foram objeto da atenção de D. Carolina através de vias diferentes à elaboração de biografias: o estudo dos romances velhos; as reflexões sobre a Saudade no âmbito da difusão das doutrinas da Renascença Portuguesa, em plena campanha mentada e animada por Teixeira de Pascoaes; ou os comentários acerca das recriações das vidas de mulheres que foram musas de inspiração em diversas peças literárias, nomeadamente no género dramático. Por outro lado, não podemos deixar de lembrar que, bem consciente da difícil situação das mulheres portuguesas nos finais do século XIX e inícios de XX e de factores como o atraso educacional que se manifesta não só no analfabetismo de estratos socias inferiores, mas também nas carências intelectual de mulheres de classes sociais mais elevadas, redigiu artigos sobre o movimento feminista em prol do trabalho e da educação como condições decisivas para o processo emancipatório – com efeito, foi nomeada, em 1914, Presidente Honorária do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas e homenageada na revista Alma Feminina.


JOÃO PEDRO CAMBADO: "O problema religioso em Teixeira de Pascoaes: traços de ortodoxia e heterodoxia."

Se o problema religioso é “o único problema” (O Homem Universal), é, porém, certo que Teixeira de Pascoaes não apresentou uma resposta única, e muito menos unívoca, para o mesmo, resultando evidente que um dos eixos da sua obra é a ineludível e dramática problematização de Deus e da sua relação com o homem, criando uma intrincada rede de respostas, sugestões, hesitações, questionamentos, profissões de fé e abjurações. Nesta comunicação, a partir dos seus textos em prosa, particularmente da dramatização que as suas biografias e autobiografias oferecem, procurar-se-á deslindar os traços do pensamento religioso de Pascoaes. Neste movimento, destrinçar-se-á o modo como rejeitou, aceitou e transfigurou a tradição da ortodoxia católica em que foi educado, como desenvolveu concepções heterodoxas, e ainda a forma cautelosa com que o leitor de Pascoaes deverá usar categorizações como niilismo, panteísmo, gnosticismo ou cristianismo em relação à sua obra.


JOSÉ CARLOS LOPES DE MIRANDA:  "Ser eu, perpetuamente; implicação alegórica da soteriologia cristã no 'D. Carlos' de Pascoais."
 



JORGE CROCE RIVERA: "Teorese da Subjectividade, Sentido Cósmico e Dizer da Verdade."

Atravessa o  percurso meditativo de José  Marinho (1904-75) um  contínuo diálogo com a poética de Teixeira de Pascoaes,  desde o juvenil “Ensaio sobre a Obra de  Teixeira de Pascoaes”, dissertação de licenciatura concluída em 1925 sob auspícios de Leonardo Coimbra, ao projecto de livro, deixado inacabado, “Teixeira de Pascoaes, Poeta das Origens e da Saudade” , desenvolvido entre 1949 e 51, influindo decisivamente  na elaboração da sua obra maior, a Teoria do Ser e da Verdade (1961). Recorrendo a textos  publicados ou retirados do espólio do filósofo, procuraremos mostrar  a importância que teve, não apenas o alcance visionário da poética de Pascoaes para  a meontologia de Marinho,  a concepção de “Deus como único Ateu” ou a “criptogâmica das sombras”, mas, em particular, o influxo das biografias que Pascoaes redigiu para  a tematização da noção de “subjectividade” proposta na Teoria: “(…) o poeta  que vai agora sondar os segredos profundos das almas dos santos, dos heróis  ou do homem inspirado  para ficar ligado ao que do sentido cósmico se lhe revelara.” É a presença do “sentido cósmico” que permitiu ao filósofo aprofundar a distinção entre “interioridade” e “subjectividade“, descobrindo-se esta como o próprio espírito, mas espírito que interroga a perturbação do que se revelara, ou, já nos termos especulativos de Marinho, espírito que é interrogação da alteração do “ser da visão unívoca”. Num segundo momento, intentaremos amplificar o alcance desta teorese da subjectividade para a discussão da visão contemporânea do “mundo como texto”, colocando em diálogo, por um lado, o pensamento de Marinho,  atentando neste à diferença entre “interioridade” e “subjectividade”   e à compreensão do espírito como identidade interrogativa,  com, por outro, a reflexão de Paul Ricoeur, tomando em consideração nesta a distinção entre “mêmete” e de “ipseité”   e do sujeito como identidade narrativa. Ressaltarão desse debate afinidades e contrastes, seja nos procedimentos que emergem da hermenêutica dos textos enquanto modos de dizer da verdade, seja nas exigências éticas que esse dizer coloca a  cada um dos pensadores - e aos seus actuais intérpretes.


JORGE TEIXEIRA DA CUNHA: "O São Paulo à luz da teologia de ontem e de hoje."
Teixeira de Pascoaes faz uma apropriação muito particular do fenómeno cristão no seu S. Paulo. Queremos descrever, com justeza e justiça, essa apropriação e fazer um juízo sobre a recepção teológica dessa obra incontornável, ontem e hoje.

JOSÉ ALMEIDA: "Da montanha sagrada de Pascoaes ao esfíngico deserto de Napoleão."
O género biográfico constitui em Pascoaes um marco de viragem na sua obra. Longe de cultivarem um estilo meramente “histórico” e “periférico”, as suas biografias desvelam universos interiores e almas que deambulam pelo mundo enquanto parte de uma grande procissão cósmica. Nascidas da sua preocupação com a instrução do povo português, procurando dar a conhecer um conjunto de figuras incontornáveis da história da humanidade, as biografias pascoalinas alcançaram pouco eco em Portugal, acabando antes por projectar o autor amarantino além-fronteiras levando-o, inclusivamente, a ser proposto a Prémio Nobel.
Do conjunto dessas obras biográficas há uma que se revela, claramente, descontextualizada – "Napoleão”. Publicado em 1940, este trabalho contrasta não só com as restantes biografias, como choca com grande parte da produção do nosso poeta e pensador. Esse aparente antagonismo face àquelas que consideramos as principais linhas de força do seu pensamento impõe-nos uma hermenêutica atenta dessa obra, exaltadora da controversa figura de Napoleão Bonaparte, definida por Pascoaes como “a sombra do Anticristo”. Importa deste modo percebermos se a obra “Napoleão” reflecte a inversão do conceito de sacralidade patente no seu legado, ou se a mesma regista uma mera incursão por territórios situados para lá das fronteiras compreendidas entre o bem e o mal.  



JOSÉ ANTÓNIO ALVES: "A Biografia de nós mesmos através de O Homem Universal de Teixeira de Pascoaes."
A um Congresso que pretende incidir nas biografias escritas por Teixeira de Pascoaes, propomos uma comunicação sobre a biografia permanentemente inacabada por artistas, humanistas, filósofos e cientistas: a biografia de nós mesmos. Temos a ideia de que todas as biografias, bem como quaisquer outras investigações humanas, são um esforço narrativo e científico na procura da biografia maior que é compreender quem é ou o que é ser humano. A biografia é uma outra via de autobiografia, porque na vida (conceito que aqui engloba o mundo e tudo o que nele acontece) só nós mesmos nos interessa. Olhe-se para o objeto dos diferentes cursos que compõem as nossas universidades, quantos se preocupam com assuntos cujo objeto é a natureza exterior ao ser humano? Manuel Curado (em 2011) fez o levantamento do catálogo e a resposta é eventualmente surpreendente. As universidades do mundo inteiro possuem um reduzidíssimo número de cursos sobre a natureza, quando comparado ao número de cursos cujo objeto de estudo é o ser humano. O assunto intelectual verdadeiramente relevante é a investigação do ser humano. A arte, as humanidades, os filósofos e os cientistas interrogam-se continuadamente sobre os mistérios do que é ser humano.

Teixeira de Pascoaes, quer sob a forma poética, quer sob a forma narrativa, quer sob a forma aforística, quer sob a forma literário-filosófica, não foi exceção. A obra pascoalina é uma constante indagação antropológica. Até a natureza, musa dos seus pensamentos, foi para si simples espelho do ser humano. O poeta amarantino não descobriu, na paisagem que contemplava da janela do seu solar, rochas e minerais, árvores e vegetais... Em tudo ele viu simplesmente tristezas e alegrias, certezas e incertezas, harmonia e angústia, humanas... A natureza foi a personificação do ser humano que tanto o poeta e filósofo procurou compreender. Disse: «Avisto sempre, na paisagem, uma forma concreta ou revelada e outra, a revelar-se vagamente. É assim o nosso rosto: um desenho e um esboço, a imagem definida a indefinir-se numa expressão misteriosa» (Pascoaes, 1937: 9). Obviamente as biografias que o autor de Gatão escreveu são uma das faces mais visíveis da sua busca antropológica. Em todas ele procurou o homem universal, a essência do ser humano. No entanto, em O Homem Universal, o Zaratustra do Marão propõe apresentar a síntese do seu pensamento e, interpretamos nós, escreve Pascoaes a sua melhor biografia do que é ser humano. Neste livro o autor amarantino não escreve a biografia de São Paulo, de Napoleão, Santo Agostinho, ..., escreve a síntese de todas as biografias que escreveu e havia de escrever. A biografia do Homem Universal. O livro que Pascoaes escreveu em 1937 é um dos seus esforço principais para nos oferecer a sua resposta sobre o que é ser humano.
Esforço similar procurámos nós na comunicação que propomos ao Congresso. Através do auxílio e hermenêutica de O Homem Universal pretendemos, assim, juntamente procurar a biografia que é, na verdade, autobiografia: a autobiografia do ser humano. Metaforicamente, dizemos que olhamos para fora, mas para compreendermos para dentro. Descrevemos paisagens para melhor compreendermos as paisagens do nosso corpo; descrevemos vidas para melhor compreendermos a nossa vida; descrevemos trovoadas para melhor compreendermos a nossa psicologia e espírito. Pintamos, narramos, sentimos, escutamos, filosofamos, calculamos, observamos, para melhor compreendermos quem somos. Pois não possuímos outro modo de nos compreender senão através dos nossos próprios meios, que o mesmo é dizer através da escrita multimoda da autobiografia humana. Esta autobiografia é produto da consciência e autoconsciência do ser humano. Não possuímos outra via de descoberta ou construção da realidade. «O destino do homem é ser a consciência do Universo» (Pascoaes, 1937: 8). Tudo o que sentimos, fazemos, acontece é valorização da consciência humana. De modo que incontestavelmente a biografia do ser humano passa obrigatoriamente pela autobiografia da consciência humana.
Na escrita da autobiografia (da consciência) humana, no argumento da comunicação, colocaremos em diálogo a perspectiva do poeta-filósofo, avessa a conceitos puramente científicos, com a perspectiva filosófico-científica que tem dominado a agenda intelectual internacional sobre o assunto, pelo menos, nas últimas seis décadas. A perspectiva de que será possível, muito brevemente, escrever a totalidade da autobiografia humana através da descodificação lógico-matemática da mente humana e, por conseguinte, também da consciência humana. Esperamos com este confronto elucidar criticamente a posição e pensamento de Teixeira de Pascoaes sobre o que é ser humano e, simultaneamente, confrontar a agenda filosófico-científica contemporânea com a ideia pascoalina de que «a essência das coisas ... é de natureza poética e não científica» (Pascoaes, 1937: 10).



JOSÉ EDUARDO FRANCO: "As biografias como heterónimos dos eus reencontrados."



JOSÉ ROSA: "'Entre a escada e ruela há um desacordo tremendo...'"
«Nasci para flagelar os Santos.» É assim que Pascoaes começa a sua curiosa ‘Biografia’ Santo Agostinho (Comentários). Devo confessar que, quando a li pela primeira vez, esperando encontrar nela a “hagiografia comum” e piedosa referida por Pinharanda Gomes, na Introdução à obra (p.10), e que teria sido o propósito com que alguns leitores a haviam comprado, em 1944 (três anos depois da primeira tradução portuguesa das Confissões de Agostinho, e ano em que foram publicadas também a “pequenas confissões” do Santo pecador: os Solilóquios), me senti também inteiramente visado. Lidas ainda não muitas páginas, interrogava-me já sobre esta leitura inesperada, estranha, oblíqua, vieses de torturador experiente e requintado que sabe exactamente encontrar os pontos fracos da vítima nos lugares mais inesperados. E que o carrasco-poeta só pode saber que é ali mesmo, naquela incisão minuciosa onde outros não tacteariam, por ser também ele torturada alma irmã gémea do torturado. Confesso que demorei algum tempo até encontrar o que me parece ser o princípio hermenêutico das biografias pascoalinas: não são os textos que importam. A seta directa que vai do coração de Pascoaes ao de Paulo, de Jerónimo ou de Agostinho não é aquilo que eles disseram, ou que outros deles afirmaram, ou o que ainda outros disserem (sobre o) que todos falaram, etc.. Quando se diz alguma coisa, mormente quem escreve umas Confissões, cria-se sempre zonas de sombra precisamente por se lançar luz noutras. É nessa penumbra que é preciso procurar, nos interstícios do texto, no hipotexto, nos seus silêncios, hesitações, aporias, pretextos; naquilo que o penitente não diz que disse, nem desdisse. Então compreende-se que é a mesma condição humana confrontada com dramas existenciais semelhantes (“o mal parecia brotar da minha substância!”, confessa Agostinho no rescaldo do roubo das pêras), com as mesmas interrogações humanas, religiosas, filosóficas, aquilo que aproxima Teixeira de Pascoaes dos seus biografados. O cor inquietum das faldas do Marão não é um hermeneuta qualquer. Querer chegar a Agostinho como que prescindindo da mediação textual ou, quiçá, até “apesar dos textos” (e como isto tem de ser levado a sério nas Confissões!) é uma tarefa delicada. Requer a tradução mais difícil, segundo o Pe. António Vieira: a tradução dos corações. Mas puderam-se traduzir os corações!?
A biografia Santo Agostinho traduz o encontro de duas almas gnóstico-maniqueias: uma, a do Bispo de Hipona, a querer-se resgatada dos “contos de fadas persas” pela escada de Jacob, a Graça divina, apesar das palavras de Juliano de Eclana: “Agostinho, nunca terás as mãos limpas dos mistérios de Manés!”; a outra, completamente sorvida pelo indómito Maranus, empapada no pagus, rezando e praguejando de profundis, na lama da rua e das vielas, para que a Luz chegue ― «Vivi sempre fora dos cânones, em plena liberdade e selvageria” (Pascoaes em carta a Susanne Jusse). É por estas encruzilhadas de Deus e do Diabo, como diria outro poeta torturado(r) bem nosso conhecido, que queremos surpreender o encontro de Pascoaes com Agostinho. Mas para isso precisaríamos também nós de coração que se traduzisse com os deles. E tal não está inteiramente na nossa mão.



LUÍS MACHADO DE ABREU: "Pascoaes: A Escrita do Outro Laboratório do Eu."

Todas as biografias concebidas por Pascoaes cumprem o desígnio de “elucidar” o pensamento da sua obra, conforme declara no prólogo de O Homem Universal. Aí revela as coordenadas da forma mentis que presidem à criação literária: declinar a vida, o drama da vida e o seu actor, o alcance religioso desse drama.
Esta comunicação tenta desatar algumas das linhas que fazem o enredo biográfico de grandes figuras nas quais o biógrafo inscreve a sua própria autognose. Devora todos esses seres superiores o mesmo ontológico “desejo em tensão incandescente”. Através do drama do outro, o autor sonda o seu mais íntimo enigma que tenta dizer de modo paradoxal, oximórico. Em luta contra a insuficiência das palavras, Pascoaes inventa-se a confraternizar com os seus heróis, prisioneiro nas malhas do que designa como “ateoteísmo”.
Muito mais do que uma experiência de perda, a tensão ansiosa do poeta-biógrafo exprime a consciência do sem limite da distância que o separa de si mesmo e do homem universal.

LUÍSA BORGES: "Pascoaes biógrafo da saudade: Je est un(e) autre."

A partir de 1924, num período que se estenderá até 1934, Pascoaes dedica-se à revisão da sua obra poética. A publicação começará em 1931. Em 1934 e 1945, publicará os seus mais significativos textos em prosa. Entre 34 e 37, São Paulo, Painel, São Jerónimo e a Trovoada e o Homem Universal; em 1940, Napoleão; em 1942, o Penitente… e Duplo Passeio e, finalmente, em 1945, Santo Agostinho. Os seus últimos anos são ainda extremamente produtivos. Em 1949 publica Versos Pobres, regressando à poesia em verso, em 1950 com O Empecido; em 1951, dois Jornalistas e Calvário. De 1950 a 52, durante os últimos dois anos da sua vida, realizará algumas significativas conferências, como, sobretudo “Pró Paz” e “Da Saudade”.
Durante onze anos, Pascoaes dedica-se quase exclusivamente à prosa das biografias. Neste período de tempo estão incluídos, como já vimos, O Homem Universal, de 1937 e Duplo Passeio, de 1942. Pascoaes refere-se a São Paulo como sendo o seu “Credo”, na conferência “João Lúcio” ( Pascoaes, 1988:224). A chave para o entendimento e a interpretação da obra de Pascoaes pode encontrar-se cifrada nestes onze anos da sua actividade literária, inteiramente consagrados à prosa. Pelo menos sabemos que não foram publicados livros de poesia em verso durante este período. Cremos que as obras em prosa das biografias, das quais destacaremos as três biografias consagradas aos santos, se encontram na continuidade directa das obras de poesia em verso, iluminando, significativamente, poemas como Jesus e Pã. As biografias de santos são o fecho da obra de Pascoaes ou o centro para onde tendem todos os arcos. As três personagens centrais das biografias que lhes dão os títulos são de tal forma capitais que o poeta constantemente lhe faz referências noutros textos. Assim, são frequentes as alusões aos biografados nos livros que lhes não são directamente consagrados ou, por exemplo, em algumas conferências.
Passamos a enumerar e a desenvolver, de forma necessariamente breve, alguns temas centrais das biografias. Importa também salientar que muitos destes temas já se encontram presentes, por exemplo, em O Génio Português na sua Expressão Filosófica, Poética e Religiosa, opúsculo de 1913 que contém o texto da conferência proferida no Centro Comercial do Porto ou no texto da Polémica sobre  “O Sentido da Vida”. A religião e a arte são consideradas equivalentes, diluindo-se numa mesma atitude que se traduz sempre num fundamental princípio de excedência, plasmando-se numa vontade demiúrgica de transcensão e de transgressão de limites. À maneira grega, mas também gnóstica, à imagem e semelhança de Deus, dos deuses, também o criador quer ser a criatura, também os velhos deuses querem revestir-se da forma humana, aspirando à mortalidade e à finitude, como o ser humano aspira à imortalidade e à infinitude.
Na sua génese emocional, a criação poética e religiosa têm na sua origem uma alma em processo criativo ou de nascimento ou de excedência. Existe, no entanto uma terrível contradição entre o que fazemos e o que pensamos: o drama de São Paulo ou o de Pascoaes. A alma não é una, segundo Santo Agostinho, ela é um “habitat” (Pascoaes,1995: 146) de “espíritos” (Pascoaes,1995:153). A alma ou o princípio criador encerra em si mesma uma multiplicidade de seres psíquicos ou de outras almas que se caracterizam pela contradição constante. A filosofia prefigurada pelo cogito ergo sum cartesiano e a religião – que lhe corresponde – plasmada pelo “Eu jeovesco” (Pascoaes, 1995: 273), enquanto interpretações masculinas da alma, são homologadas num mesmo princípio de individuação, ou de tentativa de unidade fictícia  da consciência: a sujeição da alma (ou da diversidade da fauna psíquica assim designada) e da natureza a um espírito prefigurado pela  predicação agostiniana ou católica de Deus. As três biografias são revisitações ou reflexões em torno do cristianismo enquanto pedra angular ou igreja construída, na sua versão católica, e correspondem às suas três idades: o nascimento , maternidade ou origem (S. Paulo e a entrega incondicional, as perseguições e martírios – a imitação da Virgem); o crescimento e institucionalização (S. Jerónimo e o estabelecimento do cânone face às “heresias”), a cristalização, as contradições insanáveis ou o términos (Santo Agostinho).
São Paulo, São Jerónimo e Santo Agostinho são meditações complexas sobre o princípio da autoria literária ou demiúrgica, a partir daquilo que Pascoaes identifica como sendo a sua sede original: a alma. Na verdade, o drama de uma alma em busca de si mesma, (Feijó, 1992)- quer a queiramos considerar como sendo a de cada um dos biografados, de todos ou do próprio Pascoaes ( por um complexo jogo de anamorfoses)  – é, parece-nos, a personagem central das biografias. Através do processo narrativo das biografias, a Saudade, alma feminina e ibérica, arquétipo maternal (também ela, como São Paulo ou a Igreja, Mãe sobrenatural) da escrita das biografias surge, mais uma vez como centro e personagem central. A Saudade nas biografias surge como uma hagiografia de uma face feminina para Deus.

Obras de referência:
BORGES, Luísa, 2005, O Lugar de Pascoaes, Epifanias da Saudade Revelada, Caixotim, Porto.
PASCOAES, 1984, São Paulo, apresentação de António-Pedro Vasconcelos, Assírio & Alvim, Lisboa.
                      , 1992, São Jerónimo e a Trovada, Introdução de António Feijó, Assírio & Alvim, Lisboa.
                      , 1995, Santo Agostinho (Comentários), fixação do texto, introdução e notas de Pinharanda Gomes, Assírio & Alvim, Lisboa.
                   
LUIZ PIRES DOS REYS: "Da biografia como focado exercício de desfoque em modo de auto-refracção: o incontornável efeito ‘selfie’ no género [auto]biográfico."


Pretende-se percorrer algumas pistas e trilhos diversos que se apresentam ao pensar, exercido em condição tentadamente indomesticada, quanto ao carácter quase sempre auto-mistificante do género biográfico, e de como o espelho (mágico ou imaginário) que um tal labor constitui é incontornavelmente photomaton em negativo do que se quer ver de si nos outros (biografia) ou do que não se quer ver dos outros em si (auto-biografia).

MANUEL CÂNDIDO PIMENTEL: "Leitura de Leonardo Coimbra sobre o São Paulo de Teixira de Pascoaes: aproximações e divergências."


MANUEL FERREIRA PATRÍCIO: "Deambulando pelo mundo espectral vivo do Livro de Memórias, o ninho da Saudade."

Que  se  pode  dizer  sobre  o  Livro  de  Memórias?  Que  esse  Livro  só  se  pode  olhar:  ir olhando... ir deambulando nele para penetrar nele... e olhá-lo... e vê-lo. Devagarosamente, palavra  da  feliz  invenção  de  Herberto  Helder.  Essa  deambulação  vai-se  revelando  ser uma transfiguração. O Livro de Memórias está povoadíssimo de seres que foram vivos e morreram, que estiveram e partiram, que morreram e estão vivos lá no mundo espectral onde estão, que partiram e estão presentes com um poder de ser superior ao não-ser da morte. Perante este impressionante poder só se impõe praticar o silêncio, só o silêncio fala com suficiente ser, que é o ser do olhar, do sentir e do pensar - a fundo!... - a vida e a morte, a morte e a vida, aquele mundo prodigioso do trans, d'o que é para além e aquém de ser, de viver, de morrer. Deve ser esse o mundo da vida, da vida real, autêntica. Eis  porque  me  aparece  inadequado  qualquer  discurso  pretensamente  lógico, argumentativo,  racional,  sobre  o  Livro  de  Memórias.  Vamos  andando,  vamos  olhando, vamos vendo, vamos deixando que a Memória desfolhe memórias. É um Livro. Tem um autor: Pascoaes. O autor é ele. O Livro de Memórias não é escrito por heterónimo(s). Heterónimo será o mundo (espectral) que a Memória dá nas memórias que dela recebe Pascoaes.
Irei recolhendo na mão as memórias mais pungentes, mais imponentes,  mais luminosas. Olharei para elas até ao mais fundo que me for possível, ou que elas quiserem, com o intuito de ir apanhando a vida, a biografia, de Pascoaes mostrada pelo próprio. Nas seis partes  do  Livro  vejo  seis  dias  sagrados  da  vida,  cinco  mais  um.  Cada  dia  é  um  teatro, onde se mostra o que foi acontecendo a Pascoaes. O sexto dia é destinado a concluir, com a visão de que afinal o Residente secreto do Livro de Memórias é a Saudade. O Livro de Memórias é o seu ninho criador, genesíaco.


MARIA DE LOURDES SIRGADO GANHO: "Existir e Ser na biografia sobre Santo Agostinho de Teixeira de Pascoaes."

A última biografia do poeta de Marânus é, como sempre, um diálogo entre si próprio e Santo Agostinho. Biografia passada pelo crivo das suas preocupações, bem como interpelações e perplexidades. Como refere, “Agostinho foi um inspirado e um iluminado”, tal afirmação é central porquanto nos dá acesso à sua forma de interpretar, romanceando, mas em que a existência, na multiplicidade das suas manifestações, palpitante e atormentada, se apresenta sempre marcada pela nostalgia de um absoluto de ser. Por isso, existir e ser na sua articulação, serão os conceitos que possibilitam desvendar o modo como Teixeira de Pascoais interpreta esse génio do cristianismo, figura singular, complexa, um converso que lê a realidade humana em chave cristológica. Mas, de forma especular, Santo Agostinho é poeta, filósofo, racionalista, e homem em que o coração dita também as suas leis, tem o dom da palavra mas abre-se ao mistério de ser, anelando à união mística com Deus. E interrogamo-nos: será o encontro de duas almas que aqui se desenha em filigrana, inquietas, em que o Absoluto é desejado nos píncaros do amor?


MARISA DAS NEVES HENRIQUES: "Dos múltiplos calígrafos sibilinos que compõem as personagens da Trilogia da Mão."

A Trilogia da Mão de Mário Cláudio é um extraordinário exemplo da biografia como (pro)vocação e derrisória forma de estabelecer errâncias entre factos, afetos, história e estórias, imaginação e memória. O percurso aqui proposto assenta num gesto que tem tanto de físico – caligráfico – como de simbólico, e compreende a desmultiplicação de olhares e de versões que (re)constroem a sobrevida ficcional das três personagens principais deste tríptico. De que forma se entretecem as malhas que fazem nascer um processo romanesco assente em figuras históricas com afinidades, mas também com enormes diferenças entre si? Que efeitos hermenêuticos se podem extrair da publicação de cada romance isoladamente até à sua reunião num só volume, numa quase inevitável ordenação de sentido ascendente? O autor e os seus narradores encenam um relato polifónico, a várias mãos, que ora se enlaçam e deslaçam com as de Amadeo, Guilhermina e Rosa. Ora é justamente na problematização desta linha ténue entre vida, biografia e romance que tentaremos deixar o nosso modesto contributo no âmbito do Colóquio Internacional As Biografias do Pensamento Português.



MARTINHO SOARES: "Misticismo e hagiografia em Tiago Veiga: o encontro com Teixeira de Pascoaes."

A monumental biografia que Mário Cláudio devota ao misterioso e arredio Tiago Veiga revela-nos um escritor refratário aos demiurgos poéticos que campearam no centro do campo literário luso no decurso do século XX. Pautando a sua escrita críptica, gnómica, e fortemente simbolizada pela clave do misticismo evanescente do imaginário católico, é aos escritores anglo-saxões (Yeats, Sitwell, Pound) que se encontra primordialmente irmanado. No contexto nacional, merece exceção, pela proclive afinidade ideológico-vivencial, um outro vate nortenho, igualmente dado a solitária clausura, trilhando um caminho poético original e indiferente às vigências e intrigas literárias da nação. O encontro de Tiago Veiga com Teixeira de Pascoaes numa esplanada do Porto revela-se axial na diacronia da produção místico-literária do biografado por Mário Cláudio: coincide com essa determinação de Veiga em explorar territórios e gramáticas impalpáveis; e com o início da redação do drama poético Triunfo e Glória do Arcanjo São Miguel de Portugal, para cuja trama fornece Teixeira de Pascoaes o retrato pictórico e semântico do ambíguo e deuterocanónico protagonista. Não mais se voltam a sentar à mesma mesa, mas mantém-se a empatia que leva Veiga a evocar esparsamente Pascoaes como vaga inspiração das letras lusas e com admiração.
Nesta comunicação pretendemos demonstrar a formação e evolução do gosto hagiográfico de Tiago Veiga, remetendo aos títulos bibliográficos, aos escassos trechos transcritos e aos testemunhos parafrásticos do biógrafo; a influência de Pascoaes; e o contraste entre o pendor místico-mediúnico de ambos os autores, glosando em torno da hagiografia como síntese da tensão entre espírito e matéria em Pascoaes e entre afetividade e misticismo em Veiga.

MENDO DE CASTRO HENRIQUES: "Pessoa e Pascoaes: dois cegos homéricos." 

No âmbito da cultura portuguesa do primeiro terço do séc. XX, Pessoa e Pascoais bem podem ser considerados dois cegos homéricos.  O enigma que se esconde por detrás do nome de Homero, alegadamente cego, não é a autoria de uma obra literária, mas a criação de símbolos que exprimem a existência humana em convívio com o sagrado, por entre a desordem e o declínio histórico de uma sociedade ... Mas nesse período de transição da sociedade portuguesa, no final da sua primeira grande experiência liberal, os dois poetas descobriram muito mais do que uma catástrofe política. Na ação e paixão dos seus heróis - míticos e históricos -  descobriram o destino sagrado, o elemento de tragédia que permite aos eventos ascenderem ao reino de Mnemósine. Entre esperanças (poucas) e catástrofes (muitas), Pessoa e Pascoais ouviram as suas visões, cegos talvez para os acontecimentos imediatos dos homens, mas profundamente videntes pelo sofrimento que lhes fez crescer a sabedoria e pela experiência das catástrofes que souberam converter em canções.


MIGUEL REAL: "O Estatuto Existencial de Napoleão no Conjunto das Biografias de Teixeira de Pascoaes."
 
Biografia anti-historicista e anti-positivas, Napoleão sobrevaloriza existencialmente, na configuração das biografias escritas por Teixeira de Pascoaes, não os aspectos éticos (S. Jerónimo), não os aspectos místicos (S. Paulo), não os aspectos filosóficos (Santo Agostinho), não os aspectos penitenciais da existência Camilo Castelo Branco), mas os aspectos verdadeiramente mundanos da política e do desejo de glória pessoal como enquadramento prometeico da decadência europeia.




PAULO BORGES: "Infância, pré-existência e saudade no 'Livro de Memórias' de Teixeira de Pascoaes."


PEDRO MARTINS: "O Drama da Convivência: o Santo Agostinho e o pensamento teolibertário de Teixeira de Pascoaes."

A partir do Santo Agostinho, biografia (se assim se lhe pode chamar) que se constitui como uma obra maior da bibliografia de Teixeira de Pascoaes, e em diálogo com outros títulos do autor, como O Homem Universal e A Minha Cartilha, e com outros nomes do pensamento português, como, por exemplo, Sampaio Bruno, Jaime Cortesão ou Agostinho da Silva, procura-se nesta comunicação surpreender o modo como o vate de Gatão aborda e equaciona os valores da tríade Liberdade-Igualdade-Fraternidade na fase final da sua obra, cujo marco inaugural se estabelece com a edição de São Paulo


PAULO SAMUEL: "Do alter-ego à psicografia biográfica: Pascoaes e o retrato de Camilo"

Os estudos pascoaesianos, salvo alguns raros mas conhecidos contributos ensaísticos, pouco atenderam ao longo do século XX à produção literária pascoaesiana centrada nas heterodoxas “hagiografias” e biografias apresentadas pelo escritor do Solar de Pascoaes, desde o São Paulo (1934) ao Penitente (Camilo Castelo Branco) (1942). (Outra atenção foi, no entanto, prestada a essa vertente por estudiosos estrangeiros, conforme tem assinalado António Cândido Franco). No âmbito desta participação, pretende-se relevar as marcas do pensamento de Pascoaes na elaboração de um livro tão singular como é O Penitente (Camilo Castelo Branco). Por um lado, num exercício comparatista – não entre duas bases textuais, mas na alternância entre uma matriz que procura distinguir os traços distintivos do génio camiliano e o reflexo, espelhado, da própria compleição poético-ensaística do biógrafo –, por outro, identificando o que na escrita camiliana é apreendido por Pascoaes como tensão existencial do autor, que alicerça na cultura e nos costumes portugueses da época uma certa forma de “redenção” para o drama da sua vivência. Camilo foi para Pascoaes um “autor sagrado”, talvez porque também o autor da Era Lusíada dedicou parte da sua escrita e da reflexão à compreensão de um povo e de uma cultura que sabia eivada de mistério, insuflados ambos por linhas ontológicas que marcam a presença e pervivência das três religiões do “livro”, a que Pascoaes nunca foi indiferente e, hoje, começa a ser entendido na sua total amplitude. Daí que o recorte “biográfico” de Camilo feito por Pascoaes se assuma também como um psicografia feita à luz da singularidade poética do criador do Pobre Tolo, esse outro ser, alter-ego de Pascoaes, que vê nas coisas, mas sobretudo nos seres, a verdadeira essência que os alumia e os guia no trânsito da existência. Camilo e Pascoaes acreditam em Deus “para que Ele exista”, o que os irmana numa incessante e aprofundada busca de sentido para a vida, na qual a Literatura e a Poesia é mais do que a expressão de uma sensibilidade ou de um talento para (re)criar. Transmutam a “queda” adâmica numa “queda” para viveram o sofrimento alheio, que é também o deles, pelo qual procuram restaurar o retorno a um tempo em que a dor e a vertigem do tempo se sustêm para revelar o que de mais profundo há na aventura humana, que neles nunca é demasiado humano, porque passível de dimensão sobreumana. Mais do que uma dualidade, esse bifrontismo tão característico de algumas personagens camilianas (retrato, decerto, da própria idiossincrasia de Camilo), o que importa ver é a complementaridade que transforma um azorrague do Palheiro e dos “brasileiros” da época, num “místico ibérico” que sabe que “a ideia da morte apura o sentimento do amor”… Dentro dessa leitura, Pôde Teixeira de Pascoaes escrever que o drama de Camilo “deriva da contradição do seu temperamento, ascético e libidinoso, poético e prosaico: duas tendências, tão confundidas, que ele, compondo versos, é prosador e, escrevendo prosa, é poeta”. Finalmente, esta aproximação quer também estabelecer algumas afinidades de ordem literária e até doutrinal entre a “biografia” dedicada por Pascoaes a Camilo Castelo Branco e os verbetes que dedicou a outros autores, de poesia e prosa, em Os Poetas Lusíadas (1919), livro escrito ao tempo da «Renascença Portuguesa» e da maior projecção do ideário Saudosista.


PEDRO VISTAS: "Da especular exemplaridade do Poeta - Reflexões a partir de O Penitente."


RENATO EPIFÂNIO: "As Biografias de Agostinho da Silva."
 
O que têm em comum as 14 figuras que Agostinho da Silva biografou na sua série de “Vidas de Homens Célebres”: Moisés, Francisco de Assis, Leonardo da Vinci, Miguel Ângelo, William Penn, Pestalozzi, Franklin, Washington, Leopardi, Lamennais, Lincoln, Pasteur e Zola?Aparentemente, nada. À parte terem sido, de uma forma ou de outra, figuras marcantes na sua época. À parte disso, nada, ou muito pouco. É um facto que muitas delas poderão ser consideradas figuras “libertárias”, ou seja, figuras que defenderam, no seu tempo, mais liberdade – veremos quais –, mas há pelo menos uma que nem tanto: Lamennais (1782-1854), grande defensor do “ultramontanismo”, doutrina política dos católicos franceses que buscava a inspiração na Cúria Romana, defendendo a autoridade absoluta do Papa em matéria de fé e disciplina. O único traço que as une é, tão-só, como veremos, a grandeza de alma e a força de carácter. Foi isso, de resto, o que Agostinho da Silva pretendeu “pôr em relevo”, como ele próprio assumiu numa entrevista a Irene Lisboa a propósito desta série: “uma coisa pretendi pôr em relevo - a vitória do homem sobre o mundo interno e externo. O que há de forte na personalidade humana (…). Eu quis, acima de tudo, dar evidência è feição combativa e vitoriosa de certas vidas.”. Com a relativa excepção de Leopardi – grande escritor, um dos maiores poetas da lírica italiana, mas muito dado à melancolia –, vejamos em que medida isso se verifica, começando, desde logo, pela sua Biografia de Moisés. Como é sabido, Moisés foi aquele que, durante 40 anos (entre 1250 a.C. e 1210 a.C), conduziu o povo de Israel na peregrinação pelo deserto, assim o libertando do jugo egípcio. Na sua Biografia, Agostinho da Silva começa por simpatizar mais com os judeus do que com os egípcios – o que é natural, sendo este o povo opressor e aquele o povo oprimido –, assegurando, inclusive, que “os judeus eram, de facto, mais inteligentes e activos do que os egípcios”. Apesar dessa consideração inicial, as considerações posteriores tendem a esbater essa “superioridade”. Em última instância, a tese que emerge é a de que todos os povos são igualmente fracos - a menos que sejam guiados por um “alto pensamento”. Moisés foi, no caso, esse “alto pensamento”, esse “herói libertador” – ainda que tenha sido um herói relutante. Nas palavras de Agostinho, sentia-se “fraco demais para tarefa tão pesada”. Simplesmente, a sua tarefa era um dever de consciência. E por isso renunciou à sua vida particular – inclusive, ao seu casamento com Séfora –, para se sacrificar ao serviço do seu povo. Sendo Moisés o herói desta saga – com muitas peripécias, descritas minuciosamente na Biografia –, Séfora, sua esposa, aparece-nos como a mais importante personagem secundária – a princípio, no seio das suas irmãs; depois, enquanto paradigma de todas as mulheres – que, alegadamente, deveriam ser “como Séfora, diligentes no trabalho, corajosas e doces, iguais no proceder, animosas e esperançadas nos maus dias, calmas nas festas, moderadas no riso, duras na fadiga e nas delícias.” Curiosamente, o “ideal feminino” é a questão central do texto que se segue: Cinco falas de gente pastoril. Neste, o pastor suspira por uma “companheira que mais guia me será do que eu a ela”. A escolha com que se confronta é entre Lia e Raquel, dois símbolos de Mulher: “[Lia] era bela também, mas era beleza deste mundo, ao passo que a outra [Raquel] era, nos dias de alegria, uma promessa do céu, quando a melancolia vinha fundo uma saudade do céu”. Segundo a fala do Velho, o sábio por excelência, não há, contudo, que escolher entre Raquel e Lia, entre o “sonho” e a “realidade”: “não recuses Lia por amor de Raquel, não afastes de ti Raquel pela posse de Lia. Ama as duas com amor heróico, não separes o real e o sonho”. Mais do que dois símbolos de Mulher, Lia e Raquel simbolizam, pois, os dois planos maiores – e complementares – da existência: o real e o sonho, ou o ideal, o ser e o dever-ser.


ROBERTA FERRAZ: "São Paulo atravessando o desejo ou a biografia como saudade em Pascoaes".

“Há um oásis no Incerto”

(Fernando Pessoa / “Episódios – A Múmia”)
 
Um deserto, um desejo: aridez e sede que nos atravessam, abertura à beira móvel, ondulações. O rosto do desejo pode ser pensado como um corpo de areias móveis, com pequenos animais flexíveis ao sol. O vento, a alma do deserto, para além do sol, seu esqueleto, não deixa que fixemos no solo qualquer cartografia. Lidamos com os vestígios, realidades fulgurantes, saudades.
No canto, poema, voz, o desejo acende seus rastros: no imaginário de Teixeira de Pascoaes, poeta que incansavelmente se diz ‘português’ em seu sonho recorrente de ‘descobrir(-se) Portugal’, o deserto será, em diversas linhas, signo múltiplo do desejo: em primeiro lugar, pelo sentido profundo de peregrinação e provação, religiosidade e exílio, de origem Bíblica; depois, pela sua proximidade quase fronteiriça com o território nacional português, tendo apenas um braço de mar separando um mundo do outro que se fez árabe; além da geografia próxima, o deserto é desejo pelo areal denso e profundo onde se guarda o Desejado, D. Sebastião – um dos mitos mais ardentes da cultura portuguesa. Numa quarta instância, ainda, o mar será sinal líquido da mesma sina desejante, espécie molhada de seu outro seco. Por tudo isso e mais, entendemos o areal desértico como espécie de ilha bem-aventurada, em que Teixeira de Pascoaes encarnará seu verbo escuro, à maneira do “faminto que transforma em pão a própria fome”, que é como ele nos apresenta o seu biografado São Paulo.
A forma como Pascoaes encena e encarna seu périplo da saudade por meio da biografia de alguns de seus eleitos, no caso São Paulo, é interessantíssima. A projeção de si numa escrita íntima do outro a partir de uma deliberada subjetividade autoral acaba por dar à saudade o seu conteúdo complexo, anulando tempo, espaço, história e qualquer espécie de distância e nitidez, pois no verbo de Pascoaes “Paulo está vivo e presente” (PASCOAES: 2002, p.23). A saudade refaz o contato e a perspectiva do ser com as coisas e a escritura da biografia de São Paulo será mais um exemplo disso, da fusão entre autobiografia, biografia, ontologia, pois como o diz Pascoaes: “O que há de belo, na criatura, é o ponto em que ela hesita entre o pessoal e o universal” (2002, p.26).
 O real é híbrido e a Saudade é o acesso à galeria de formas que, em estado de sono, esperam por serem invocadas e trazidas, poeticamente, ao lume da vida, eterna, atemporal, anônima, coletiva. O foco na travessia do desejo/deserto, por meio da perspectiva saudosa, garante ao poeta recursos vocais intermináveis que nos atestam a sua genialidade. Perdemos o contorno de suas obras enquanto ‘obras avulsas’ e percebemos que Paulo avulta agora numa página do Livro de Memórias ou reacende-se n’O pobre tolo não passando mais do que um espectro de Marânus ou uma fluorescência vista dentro do olho do próprio Pascoaes enquanto investigava o rio do espelho. De quem é que fala quando Pascoaes fala em Paulo? 
Não lhe importa a história enquanto documentação oficial e oficiosa: na travessia desejosa do espelho, Paulo será o deserto de Pascoaes, Pascoaes será o deserto de Paulo, num desdobramento autoprofético que contagia toda a fulgurante e sombria escrita pascoaesiana, como se pode ler num trecho de Os poetas lusíadas:
“Condenado que ignora o seu crime, ele expia tremenda pena, interrogando debalde a noite e o silêncio eterno que o cerca... Para que nasci? Por que sofro? E quem sou eu? Vê-se num deserto, abandonado por Alguém que ele procura e não encontra... Grita, reza e chama em alta voz! Só lhe responde o eco das suas lágrimas, a sua própria imagem, fantástica e sonora, sobressaltando os horizontes do mundo... É ele que enche todo o espaço. A sua existência é tudo e nada.
O Universo é uma ilusão evidente, em bruto relevo, que nos fere: um sonho cristalizado, em cujas arestas insensíveis se dilacera a nossa alma. Toda ela sangra de encontro às suas próprias alucinações materializadas, de encontro à indiferença hostil de todas as cousas. O homem está crucificado num Calvário. Em torno dele, há espectros invisíveis que o crivam de invisíveis flechas agudas. O homem está crucificado num deserto imenso
                                         ........................ e vi cheio de horror
                                                          Silêncio, escuridão e nada mais!”
(PASCOAES: 1987, p. 181-182).

RUI SOUSA: "Modelizações do Imaginário Artístico em Teixeira de Pascoaes."

Nesta comunicação procuraremos analisar em que medida as biografias pascoalinas ajudam a construir uma determinada forma de considerar e definir o sujeito artístico, conjugando tópicos como a loucura, a excepcionalidade, o visionarismo, o génio e a marginalidade intrínseca à sua forma de ver, de sentir e de pensar o mundo. Além das biografias de artistas representativos, como Camilo Castelo Branco, teremos também em conta de que modo Pascoaes poderá apresentar-se como um exemplo de Poeta, por exemplo em Livro de Memórias, recorrendo ainda a livros de poesia afins como O Doido e a Morte.


SAMUEL DIMAS: "A loucura do amor de Deus e o mistério da glorificação do corpo em São Paulo de Teixeira de Pascoaes e em São Francisco de Leonardo Coimbra."

São Paulo foi a alma ansiosa que jamais parou, na subida, aquele sim do Amor gritando contra os nãos do egoísmo materialista. Foi a alma-mater de todas as almas, para as quais o Universo sem Deus é um zero tão grande como inútil. Dela descendem os santos e poetas da Loucura: Santo Agostinho, S. Francisco de Assis, Santa Teresa de Ávila, que divinizou o amor humano e Soror Mariana, que humanizou o amor divino[1].

O poeta-filósofo Teixeira de Pascoaes e o filósofo-poeta Leonardo Coimbra partilham o mesmo sentimento misterioso de comunhão espiritual com o mundo natural. Na primeira linha do prefácio da sua obra São Paulo, livro composto não para eruditos que procuram a objetividade científica do reino da certeza, mas para almas ansiosas e poéticas que esperam a luz do reino da Verdade, o poeta do Marão confessa a forma intensa como viveu poeticamente esta intimidade: «As cousas da Natureza tiveram, para mim, grande encanto. Vivi-as, como se vive a dor ou o amor»[2]. Na sua obra S. Francisco de Assis (Visão franciscana da Vida) o filósofo criacionista, na mesma linha de Pascoaes, partilha com o santo da sua biografia a dignidade ontológica da realidade natural e afirma que todas as criaturas são fruto da Graça do Espírito divino: «Mas as próprias obras são concreções da Graça: da Graça suficiente nas criaturas comuns, da Graça superabundante nos eleitos e nos santos»[3]. Considerando que todo o Universo é suspenso da inteligência e vontade divinas e que todos os seres são palavras vivas do Verbo[4], Leonardo Coimbra partilha com o santo de Assis uma boa amizade com a Natureza, considerando-a como vestígio de Deus, e partilha um profundo sentido de caridade, inteligido como socorro do Criador à voz comovida e saudosa do homem[5]. No mesmo sentido, Teixeira de Pascoaes, acrescenta no início da sua biografia que agora o que mais lhe interessa, já não é a natureza, tão nobremente cantada e dolorosamente vivida na obra poética, mas sim as almas de pessoas como, por exemplo, Paulo de Tarso, considerado como o maior poeta da vida e da loucura, faminto de Deus e criador de um mundo novo em que a ação é elevada para as alturas do espírito[6]. É sobre São Paulo e sobre a sua conversão a Cristo, que o poeta se vai entregar nesta obra, realçando que é depois da dor e do calvário, do pecado e do remorso, que os homens se santificam e se elevam à maior altura espiritual[7]. O poeta considera o período de vida de São Paulo que vai do ano da sua conversão, ano 37 da nossa era até ao incêndio de Roma, como o momento mais interessante e verdadeiro do Cristianismo, espontâneo e vivo, anterior aos sistemas teológicos e anterior à organização hierárquica do clero: «Deus, sentimento da Origem e da unidade moral das criaturas: unidade que é um regresso amoroso e consciente à identidade primitiva; Deus, força espiritual humanizada, convertida num ser perfeito e modelar»[8]. Os dois santos, Paulo e Francisco, são denominados de loucos nestas duas biografias. Pascoaes refere-se a São Paulo como genial poeta místico enlouquecido na atividade missionária que o redima da sua ação criminosa de perseguição aos cristãos: «Paulo é a loucura animada perante a razão inerte, a onda nova que submerge o clássico litoral petrificado; uma erupção de forças instintivas e originárias, rompendo uma crosta dura - o primeiro ímpeto romântico. Só a vida excessiva destrói a morte; devora-a e assimila-a»[9]. Leonardo Coimbra refere-se a São Francisco como alma disposta à unção do Espírito Santo, depois de ter passado pela doença e ter pressentido o fantasma da morte, depois de se ter desiludido das suas tentativas de glória mundana. O louco de Assis entrega todos os seus bens à Igreja e despe-se das suas próprias roupas, fazendo da sua missão um testemunho de pobreza e de absoluta entrega ao amor de Deus, deixando a estabilidade e a segurança para acorrerem aos vagabundos do Evangelho: «Começamos a ver que este louco de Assis é como o louco de Tarso, como os mártires de Roma e de Lião, um contagiado da infinita «Loucura da Cruz»[10].
[1] Teixeira de Pascoaes, São Paulo, Lisboa, Assírio & Alvim, 2002, p, 38.
[2] Ibidem, p. 23.
[3] Leonardo Coimbra, S. Francisco de Assis (Visão Franciscana da Vida), Porto, Maranus, 1927, in Obras Completas, vol. VI, Lisboa, INCM, 2010, p. 206 [34].
[4] Cf. ibidem, p. 216 [61].
[5] Cf. ibidem, p. 234 [124].
[6] Cf. Teixeira de Pascoaes, São Paulo, p. 23.
[7] Cf. ibidem, p. 27.
[8] Cf. ibidem, p. 25.
[9] Ibidem, p. 25.
[10] Leonardo Coimbra, S. Francisco de Assis (Visão Franciscana da Vida), in Obras Completas, vol. VI, p. 202 [20].


SOFIA A. CARVALHO: "A vocaçao épica no gesto de excedência: fracturas e passagens do heroísmo homérico ao heroísmo agápico no São Paulo de Teixeira de Pascoaes."

Partindo da afirmação proclamatória e distintiva do gesto de excedência, entendido como expressão iniludível da vocação épica na cosmovisão pascoalina, procurar-se-á, não tanto uma fixação genológica, antes uma reflexão estético-metafísica sobre esse ímpeto de excedência que se encontra no trânsito do finito para o infinito e da inquietude para a disponibilidade amorosa. A ambivalência anagógica entre as figuras do poeta, do santo e do herói, aliadas ao topos estético da loucura e do furor pascoalinos, permitirão o cotejo exegético de passagens e fracturas que, podendo resgatar esse ímpeto de excentricidade, a seu tempo funesta e melancólica, que habita os poemas homéricos, o amplifica num grito de singularidade e de imortalidade, simultaneamente, do poeta-autor e do protagonista como alter-ego daquele.


SOFIA NARCISO: "A Biografia da Essência: rememoração autobiográfica e transcendência no Livro de Memórias de Teixeira de Pascoaes."

Não querendo incorrer num atavismo aforístico de consequentes escalpelizações redutoras quando se trata de perscrutar um poeta como Teixeira de Pascoaes, que encerra em si os arcanos de uma ars poetica outra, não resisto, contudo, contornando eventuais polémicas filosóficas, em ler Pascoaes como um autor de essência, isto é, tendencialmente ontológico que procura despir a escrita dos artefactos que a ligam signicamente a uma conversão comodamente material das ideias, do tempo, da representação simbólica das coisas.
Um texto como o Livro de Memórias faz convergir exemplarmente essa dialéctica intransponível em Teixeira de Pascoaes: como libertar do traço que contorna e torna visível em cada aparência física a presença essencial, imutável, submersa nesse materialismo necessário e inexpugnável? Como sublimar as realidades fisicamente sensíveis presas aos contornos de uma materialidade que não as encerra mas prende? Propomos como um dos caminhos de análise para essa metapoética pascoalina a leitura do Livro de Memórias como inscrição transtemporal que liberta da inevitabilidade da morte não as coisas ou as pessoas em si mas o que representam as coisas e as pessoas, enfim, o alcance do gesto vital a elas consignado, para quem as imortaliza. Neste caso, as coisas e as pessoas não existem em si senão no que permanecerá na psique idiossincrática de quem as rememora, descarnando-as da sensibilidade que lhes pertence e as vivifica, assumindo-se cada vez mais como parte da essência múltipla do autor e progressivamente como espelho espectral do que permanece da sua presença rememorativa: a progressiva desmaterialização de um sujeito essencialmente pensante. Sensível e vivo, o sujeito abraça o domínio inefável que o irmana com o passado – única presença efectiva que poderá ser contemplada, pois o presente é obsoleto e inexperienciável –, com os fantasmas que outrora fizeram parte da sua vida mas que agora fazem parte da sua essência, com o seu ser que outrora terá existido mas que só agora em si se manifesta com toda a lucidez, retornando ao seu ente submerso, repensando a sua ontologia, no sentido lato, a sua vida, não a que está a viver presentemente, no seu escritório olhando o jardim, mas a que viveu e que reviverá a partir de uma construção memorialística que também o recupera enquanto sujeito sensível e pensante. E a aqui, a técnica criacionista de Leonardo Coimbra e a metafísica da Saudade são urdidos enquanto métodos rememorativos de um passado que só se consumará enquanto realidade a partir da reconstituição biográfica do sujeito: do passado e de um presente que só existe enquanto prospecção de um desejo além-tempo.